I'm Sininho,

I'm Sininho,
nice to meet you.

domingo, 15 de agosto de 2010

touradas

Num momento de zapping passei por um canal que passava tauromaquia. Confesso que a primeira impressão ao ver aquela cor ocre da areia da arena no ecrã transportou-me para outros tempos quando era pequena(mais pequena) e adorava ver os cavalos, os touros, as fatiotas e todo aquele 'circo', que para mim não passava disso mesmo. Naquele tempo não percebia a dor do touro ao levar com os 'espetos' no lombo..., eu pensava que eram uma varetas efeitadas com florzinhas de papel colorido e com uma especie de velcro na ponta para colar no touro. Por algum motivo deixei, e acho que foi quando comecei a perceber que aquele liquido viscoso que escorria não era só transpiraçao do animal, de ver touradas e quando acontece ver não é por mais de 1 ou 2 minutos.
Longe de toda a polémica existente à volta desta tradição, até porque tauromaquia não é só isto, pessoalmente não acho justo ver uma multidão a aplaudir o sofrimento de um animal gratuitamente. Afinal de contas somos mesmo 'animais racionais'?

9 comentários:

  1. É um tema complicado, como outros! Confesso que por vezes assisto a uma ou outra corrida, embora a parte que mais me cativa seja a do momento da pega dos forcados!!

    ResponderEliminar
  2. bloguotico: curiosamente o único momento que acho justo para as duas partes. embora seja só um touro, acho que chega bem para aqueles Kamikazes de barrete, lol.
    então e essas ferias?, sempre conseguiste trazer tudo dentro duma mala?
    bjinho

    ResponderEliminar
  3. Eu não consigo ver touradas. Abomino este tipo de acto; não é humano sequer.

    ResponderEliminar
  4. Eu desde pequeno que vou à tourada. Tal como tu, quando era novo não me questionava acerca da dor do animal, pois nem imaginava que isso acontecia. Depois tomei consciência e, chamem-me o que quiserem, mas continuei a gostar. Fui habituado e a verdade é que gosto e vou (agora muito pouco) pela festa em si, porque tauromaquia não se resume ao sofrimento do animal.

    ResponderEliminar
  5. BLOGUOTICO: epá desculpa lá é que fiz confusao com a coisa das ferias..., o 'qdo e cm quiser' é que tinha acabado 'postar' no seu blog que estava com problemas em colocar tudo de novo na mala :S
    desculpa :(

    ResponderEliminar
  6. Guida: tourada não é só a parte que o touro leva porrada e o publico aplaude(isto é que eu acho repugnante), qto ao resto até é um espectaculo interessante
    bjinho


    Qdo e como quiser: Entao sempre coube tudo na malinha?, lol
    Tal como ja referi 20 000 vezes, lol, a tauromaquia não se resume a fazer sofrer um animal, tem tudo o resto que deve ser mantido não só por uma questão de tradição, mas tambem por cultura. Mas não quero entrar por aí..., sei que é um tema polemico e realmente o que me incomoda mais é ver as pessoas todas contentes a aplaudir e a incentivar o sofrimento do touro.
    ~bjinho

    ResponderEliminar
  7. olá, olá!
    Este assunto como disseram é muito controverso... Quando era pequeno o meu pai levava-me á tourada várias vezes, e mesmo não sendo tão inocente na parte do liquido viscoso, a verdade é que também não me importava muito.... isto até á adolescência,... pois porque aí passei a detestar (deviam ser as hormonas)... Ultimamente tenho visto um pouco na TV e sinceramente algo me voltou a fazer gostar. adoro os cavalos, velos "dançar" á frente do touro, a relação cavaleiro\cavalo é algo de extraordinario de se ver e toda a indumentaria e tradição apela ainda mais aos sentidos. Claro que o touro sofre, mas não é nada do tipo espetar um cebolão num porco. Se assim fosse ao fim do 1º ferro o touro não se fazia mais ao cavalo! Seja como seja e por pouco racional que isto possa ser para alguns não é bem pior o que se faz aos animais domésticos por este portugal fora?

    ResponderEliminar
  8. Hoje vi esta notícia na TV e lembrei-me logo de ti:

    http://www.youtube.com/watch?v=wuxESOQa-IU

    Acredito que deves ter gostado de ver!... Até eu!! Mas confesso que do que mais me ri foi ao ver o touro a "pedalar em seco" com as patas traseiras depois daquele salto digno de uma medalha olímpica! LOOOL

    ResponderEliminar
  9. anonimo:nunca tinha pensado no facto do touro não investir após a 1ª 'ferrada'... se doesse assim tanto retraiasse.
    vou passar a ver tauradas com outra visao
    bjinho

    Bloguotico: sim, ja tinha visto, mas obrigada por te lembrares ;)
    simplesmente divinal, hihihihi
    bjo

    ResponderEliminar

quem diz o que quer ouve o que não gosta, portanto responde lá de tua justiça