I'm Sininho,

I'm Sininho,
nice to meet you.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ser pai é

Até o 'Petit Lourent' nascer nunca tinha pensado o quanto é importante a presença dum pai, e quando digo presença implica apoio REAL à mãe. Bem, é uma frase forte e bastante 'fechada' para começar este post mas não se assustem, o que eu quero dizer é que nunca tinha pensado na capacidade de encaixe que um casal tem de ter para receber um filho. Quando um casal se separa dizemos que 'quem sofre são as crianças'; ou 'pelo menos ainda não tinham filhos'
e epá, aquilo fazia-me confusão... Mas sofrem porquê? se os pais continuarem a estar com os filhos, agora até é estranho encontrar alguém cujo os pais não estejam separados..., e ainda bem que existem filhos, então não são o melhor que temos na vida?
Além disto, os meus pais ainda continuam juntinhos e amorosos um com o outro, no entanto desde tenra idade percebi que com a minha mãe tratamos das coisas práticas, tais como: fazer o jantar; dar banho; pedir dinheiro para comprar chocolates no bar da escola; ir ao médico; comprar roupa; pedir para sair; e afins, com o meu pai tratamos de receber miminho e mais miminho; o último beijo do dia e apertar os cobertores ao corpo. Talvêz inconscientemente por isto, acreditei que era assim mesmo e não havia nada para mudar. Felizmente que o Peter Pan assumiu a sua parentalidade desde que soube que ía ser pai e desde aí que qualquer tarefa relacionada com o petit o Peter está lá. Até mesmo durante a noite acontece o petit chorar e quem acorda é o pai.
Desde que o Lourenço nasceu posso garantir que não há um dia que não pense 'ainda bem que o Pedro está aqui, sem ele já tinha flipado'.
Adoro o meu filho e quero que ele sinta isso mas isso também só é possível se o pai estiver presente.
Pais, sejam activos nesta carreira porque daqui a nada eles já cresceram e já não vão querer receber beijinhos na cama(até porque poderão estar acompanhados (bem acompanhados, não sei se me faço entender) de outros interesses)

5 comentários:

  1. Disparate saudavel: E parece-me muito bem, lol.
    jito :)

    ResponderEliminar
  2. Pois é, Sininho!
    Por mais que psicólogos, "especialistas" no bom desenvolvimento da criança, etc., digam que a criancinha vive muito bem a separação dos pais e mais uma enormidade de disparates, o que é facto é que a dita cuja vive/desenvolve-se bem com a presença dos dois. É que não sei se os especialistas já se aperceberam, mas estamos a falar de afectos que se complementam, não de afectos que se substituem.
    Parabéns por teres encontrado um Pedro (abraço para ele!), parabéns pelo teu Lourenço, parabéns por seres a Mulher lúcida que és.
    Amiga, o beijo do Pai, o colo do pai nunca mais se esquece!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Teresa: incrivel como resumiste tudo o que queria dizer :) duma forma bem mais facil de entender;)

    ResponderEliminar
  4. Querida élia, que lindos os teus comentários! Adorei, sinceramente. Estás a exprimir-te cada vez melhor e com mais maturidade relacional!!! És uma mãe atenta e uma mulher cheia de valor! Dizes as coisas de uma forma simples e sincera, que se percebe rapidamente e com que nos podemos identificar. obrigada pelas tuas contribuições valiosas. Catarina

    ResponderEliminar

quem diz o que quer ouve o que não gosta, portanto responde lá de tua justiça