I'm Sininho,

I'm Sininho,
nice to meet you.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

o Natal e a Famíla

Quando era pequena adorava ver aqueles filmes de Natal onde as familias se reunem de varios cantos do pais para jantar na consoada. Pais que perdem voos para casa a poucas horas do jantar; prendas de última hora; os primos que moram a centenas de kms de distancia e so se vêm nesta data; a mesa de Natal cheia de comida com aspecto delicioso..., isto aliado aos simbolos natalicios: o pai natal, a neve, o frio, casacos, a lareira..., bem que bom que é.

Claro que o meu natal era uma noite igual às outras: um jantar a quatro e depois de dormir uma noite longa, lá estavam as prendinhas que o menino Jesus trazia(roupa), vestiamo-la e lá iamos à missinha.

Este cenário mudou radicalmente quando nasceu a minha sobrinha. Passamos a trocar as prendas logo apos o jantarinho de Natal. Era um jantar bem mais animado e cada vez mais à medida que a familia foi crescendo.

É bom ver as crianças excitadas com tanta coisa à sua volta, meses antes lá andam com as listas para a tia, tio, mãe, avós, etc e tal. Como disse noutro post anterior, o Natal é das e para as crianças. No entanto....,

quem disse que natal era sinónimo de reunião de familia??!?!

Ora este ano vamos jantar aos meus pais, ora amanhã almoçar aos teus; ora no ano passado jantámos em casa do meu pai e almoçámos em casa da tua tia, ora este ano temos de ir à almoçar à minha mãe e jantar ao meu pai ....

É impossivel reunir todos sem ficar um tio da cunhada do irmão ou a mãe da esposa do primo mais velho da parte do pai... confusos?, também eu!!

Na minha opinião o Natal devia ser quando uma pessoa quisesse e desta vêz no sentido mais literal, isto é cada familia decidia quando era Natal e assim nunca nem havia a avalanche de presentes que acontece, não ficava ninguém amuado só porque desta vêz o neto não veio passar o Natal cá em casa..., era tudo uma questão de agendas!!!, é só uma ideia :P

4 comentários:

  1. Faço minhas as tuas palavras. É isso mesmo Sininho: "quem disse que natal era sinónimo de reunião de familia??!?!" E eu acrescento. Quem disse que Natal é sinónimo de Paz, Fraternidade, Amizade, Comunhão? Quem disse???!!!
    Abraço grande, Amiguita.

    ResponderEliminar
  2. É só para dizer à menina Sininho que tem uma prendinha no meu blog.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Natal é o que cada um quiser festejar...
    Ah, sininho tens um desafio que te lancei no meu blog "FOLHA DE RASCUNHO" e o desafio também traz prendas!

    ResponderEliminar
  4. Teresa:obrigada pela comunhao de ideias
    obrigada pelo miminho.

    Pedro: pois, o natal é o que e quando quisermos, mas aquele significado ou antes aquela confusao instalada durante o mes de dezembro é um stress e diria até irritante. Claro que não tem a ver com as prendas que damos a quem amamos, tem a ver com o consumismo parvo, louco e desmedido.
    obrigadao pelo miminho

    ResponderEliminar

quem diz o que quer ouve o que não gosta, portanto responde lá de tua justiça